Projeto Enraizar: Integração Regional em Combate ao Trabalho Escravo no Maranhão

- Consolidar uma rede integrada de entidades sociais regionais em combate às práticas de aliciamento e incidência de trabalho escravo no Maranhão
- Reestruturar o FOREM (Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão), uma articulação de entidades sociais, criada em outubro de 2004, para combater essa mazela social que assola o país em pleno século 21

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CPT: 5,2 mil foram retirados de trabalho escravo em 2008

O número de trabalhadores libertados da condição de escravos em 2008 no País foi de 5.244, segundo a Campanha Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo. Destes, 49% eram do setor sucroalcooleiro. Os números apontam ainda que a pecuária foi a segunda atividade que mais usou trabalho escravo em 2008, com 1.026 trabalhadores postos em liberdade, de acordo com a página da Rádio Vaticano na internet.

A região com a maior quantidade de resgatados foi a Centro-Oeste, seguida por Nordeste e Norte. Conforme a Campanha Nacional da CPT, entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os Estados líderes em denúncias de aplicação de mão de obra escrava foram Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.

De acordo com a comissão, com o argumento da ampliação da produção dos biocombustíveis ou combustíveis "verdes", o governo "desconsidera os impactos e as consequências da produção desenfreada em busca do lucro".

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: